Todo Empreendedor deve conhecer: O INPI

Mas afinal, o que é o INPI? Esta é a sigla do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Esse instituto é uma autarquia federal brasileira e é vinculada ao Ministério da Economia. 

Tem como principal finalidade executar as normas que regulam a Propriedade Industrial segundo a Lei 9.279/96

O INPI é responsável por gerir o sistema brasileiro de concessão e garantir os direitos sobre uma invenção tecnológica, uma marca ou modelo industrial, entre outros. 

Pode ser em diversas áreas profissionais e é uma forma de atrair pesquisadores e empreendedores. Esses direitos podem ser diferenciais competitivos e estimulam que novas identidades e soluções sejam criadas.

Qual a função do INPI? 

ntre os principais serviços oferecidos pelo INPI estão os registros de marcas, de desenhos industriais, de programas de computador, de indicações geográficas e de topografia de circuitos. 

Ele também é responsável pelas concessões de patentes, transferência de tecnologias e averbações de contratos de franquia. 

O INPI tem como função fazer pronunciamentos quanto à conveniência de assinatura, ratificação e denúncia de convenções, tratados, convênios e acordos sobre propriedade industrial.

Muitas pessoas acreditam que esses processos são indispensáveis apenas para grandes e pequenas corporações. No entanto, segundo o próprio Instituto, micro e pequenas empresas devem usar esses diferenciais, tanto para crescer em um mercado competitivo, quanto para gerar parcerias. 

Atualmente, o órgão disponibiliza informações tecnológicas do seu acervo de mais de 20 milhões de documentos de patentes a empresas. Atualmente já é possível realizar solicitações, baixar manuais, fazer pesquisas e consultar marcas sem sair de casa.

O que pode ser registrado no INPI?

A lista do que pode ser registrado está disponível no próprio site do Instituto e inclui o registro de:

  • Marcas, que inclui produtos, serviço e logotipo – por isso, é a modalidade mais buscada por empreendedores;
  • Patentes, para criação de novas tecnologias ou melhorias na fabricação e uso de objetos;
  • Desenho Industrial, para que se criem novos modelos de objetos já existentes;
  • Indicação Geográfica, quando há a necessidade de ligar um produto ou serviço ao seu local de origem;
  • Programa de Computador, para registrar o código-fonte ou o código objeto do jogo ou programa criado; 
  • Topografia de Circuito, que é destinado às imagens das camadas de um chip;

Transferência de Tecnologia, que além de transferir tecnologia, é destinada para o uso de marca, de licenciamento de patentes e outras situações;

O que é o registro de marca no INPI?

O registro de marca é o que garante que o logotipo da sua empresa, por exemplo, seja só seu e nenhuma outra empresa possa usar ele de maneira indevida. Ou seja, quando uma marca não tem o certificado de registro do INPI, ela não tem “dono”, podendo ser utilizada por terceiros. 

Logo, o registro de marca no INPI é um documento que comprova que uma marca está devidamente registrada de acordo com as normas da Lei da Propriedade Industrial, tornando-a protegida.

Agora que já conhecem o que é o INPI e sua importância para a construção de uma empresa e para garantir que sua marca não seja copiada ou usada indevidamente, o que falta para começarem seu próprio empreendimento?