O que aprendemos sobre planejamento com o filme King Richard

Um dos filmes mais comentados do momento, que rendeu o primeiro Oscar de melhor ator ao Will Smith, “King Richard: Criando Campeãs” é a história do pai de duas das maiores tenistas do mundo, Serena e Venus Williams. Sua popularidade vem por se tratar de uma história motivacional e de superação. 

Além de contar a história de Richard Williams, que criou suas duas filhas para serem as maiores tenistas em condições adversas, treinando em quadras na comunidade, utilizando de meios e materiais simples para substituir a falta de equipamentos de qualidade, o filme tem seu ponto principal no planejamento.

Essa história verdadeira retrata um cenário de realização de sonhos a partir de treinos e planos reais. Richard dedicou boa parte da sua vida para treinar suas filhas, enquanto a mãe trabalhava no período diurno, o pai não deixava passar um único dia de treino e ainda trabalhava como vigilante ao final do dia. 

Desde o primeiro momento o filme retrata uma frase muito utilizada pelo pai e treinador: “eu tenho um plano”. O filme é tão motivacional quanto emotivo, por mostrar até onde pode se chegar a partir da determinação, com outra fala muito marcante: “se você falha no planejamento, então está planejando falhar”. 

Pensando nisso, separamos alguns dos principais pontos, lições e aprendizados sobre planejamento desse que se tornou um grande filme, de uma grande história. Logo, apresentamos alguns ensinamentos que você pode aplicar tanto na sua vida pessoal quanto na profissional. 

 Boa leitura! 

O que aprendemos sobre planejamento com King Richard 

Este filme que motivou e motiva muitas pessoas traz tantos ensinamentos para a vida profissional, quanto para a pessoal. A história real retratada no longa metragem, pode  despertar e encorajar a crescer na área que almeja. 

Algumas das lições que aprendemos com King Richard, são:

1 – Sempre planeje-se

O filme retrata muito bem a obstinação do pai para conseguir alcançar um futuro promissor para suas filhas, superando diversos obstáculos em um meio muitas vezes elitista e seletivo, na época, com poucos jogadores e jogadoras negros. 

Antes mesmo de suas filhas terem idade para se tornar semi-profissional ou entrar no mundo dos campeonatos, Richard já havia feito todo um planejamento para tornar suas filhas capazes de enfrentar qualquer concorrente. 

Assim, manteve e cumpriu suas metas, com o esforço das duas filhas que sonhavam junto com o pai. Como aprendizado, devemos ter em mente que, seja em um curto, médio ou longo prazo, é sempre preciso ter planos alinhados com o que se almeja para o futuro. 

Esses planos devem ser muito bem pensados, passo a passo do que deseja alcançar e pode tomar o tempo necessário, até que se sinta satisfeito e veja a possibilidade de realização. Esse hábito pode dar foco, autoestima, confiança, entre outros benefícios em diversos setores da sua vida. 

2. Aja mesmo se não se sentir preparado

Planejar é preciso, mas não é necessariamente o primeiro passo. Para ter uma carreira de sucesso para as futuras maiores tenistas do mundo, era preciso colocar o plano em prática. 

Richard treinou incansavelmente suas filhas, mas também passou muito sufoco para convencer os treinadores do potencial delas. Quando se tem esforço e determinação, o talento torna-se só um fator no meio de vários. A obstinação mostra a necessidade de investimento para aprimorar técnicas. 

Mesmo frente a diversas respostas negativas, sofrendo com o tratamento e a falta de reconhecimento, Richard não desistiu até encontrar alguém que via nas suas filhas o que ele via e acredite no sonho e nas habilidades das meninas tanto quanto ele. E assim, ele finalmente conseguiu da forma que sempre planejou.

3. Treine incansavelmente 

Dedicação! É a palavra mais adequada do que o pai exigia de Serena e Venus nos treinos. Fazia cumprir o ditado “faça chuva ou faça Sol”. Chegou a ter problemas com o conselho tutelar que achavam as exigências do pai preocupantes.

Foi a partir da seriedade com horários e treinos que foi possível ensinar disciplina para suas filhas. É possível observar que as habilidades, em qualquer área, devem sempre ser aperfeiçoadas, criando um fluxo que impulsiona o profissional sempre para o seu melhor. 

É através do esforço, treino, empenho e dedicação, que as barreiras e dificuldades se tornam cada vez menores e o objetivo principal cada vez mais próximo.

4. Acredite no seu potencial

O filme King Richard também ressalta o lar como o ponto inicial do sonho. O apoio da família, como as demais irmãs das duas meninas, tornou o treino e o plano muito além do que apenas uma meta pessoal. Com a família ao seu lado, as meninas sabiam desde pequenas o que estavam destinadas a alcançar. 

Muitas vezes não temos o apoio de todos ao nosso redor, no entanto, a perseverança e a crença em si mesmo é um combustível potente para realizar feitos grandiosos. Acreditar nas aptidões e naquilo que se faz com muita qualidade é necessário para superar momentos ruins e chegar aos bons momentos.

5. Nunca perca sua humildade

Quando as habilidades e o jogo das tenistas é finalmente reconhecido, o filme mostra a preocupação do pai com a forma que elas iriam lidar com a fama, mesmo sendo merecedoras da mesma. 

A humildade e companheirismo até para com os adversário foi um grande ensinamento de Richard. A humildade, o respeito e a disciplina mostram que independente do resultado, todos estão dando seu melhor e deve ser reconhecido. 

Também, é uma forma de nunca menosprezar seu adversário, mantendo em mente que assim como um dia você esteve por baixo, sem apoio de outros, essa pessoa pode estar no mesmo momento. O reconhecimento, a partir da humildade, é a forma mais honrosa de ser um profissional de excelência e almejado. 

Os feitos de Serena e Venus Williams 

O pai que dizia que estava criando duas das maiores tenistas de todos os tempos e treinando elas para serem famosas por isso, quando ainda eram pequenas, se tornou realidade! 

Serena Williams conquistou 72 títulos na partida de simples na carreira, além de quebrar muitos recordes no tênis feminino. Tem quatro medalhas de ouro (uma no simples e três em duplas), sendo a segunda maior campeã olímpica da história (entre homens e mulheres), atrás apenas da irmã, Venus. 

Venus venceu sete torneios de Grand Slam em simples, possui 45 títulos. É também a tenista com mais medalhas olímpicas de todos os tempos (entre homens e mulheres), com um ouro simples, três ao lado de sua irmã Serena e uma medalha de prata. 

Foi também a primeira jogadora negra a entrar para o ranking do Women’s Tennis Association (WTA), entidade esportiva internacional que organiza as competições tenistas profissionais femininas no mundo inteiro.