O ano de 2022 foi um ano marcante para o mercado financeiro. Com a superação da pandemia e incertezas do mercado, alguns sinais de como serão os negócios em 2023 têm se tornado cada vez mais nítidos.
Algumas tendências de mercado para 2023 podem ser destacadas para ajudar os empreendedores a se planejarem e melhorar os seus negócios. O Sebrae-PR fez um levantamento de algumas tendências para o próximo ano.
Separamos 10 tendências de mercado para vocês se preparem e conhecerem melhor esse cenário que tem se adaptado e mudado cada vez mais. Esteja pronto para começar o próximo ano acompanhando o crescimento do mercado.
Boa leitura!
10 Tendências de Mercado para 2023
O Guia de Tendências 2022-2023 do Sebrae aborda diversas práticas, desde a gestão de pessoas até a transformação digital. Confira algumas das tendências de mercado que separamos vocês:
- Inclusão e diversidade
A inclusão de grupos minoritários, historicamente pouco percebidos pela indústria, hoje é comprovado que podem mudar positivamente o ambiente de trabalho e garantir uma produtividade maior pela diversidade de pessoas e pensamentos.
Trata-se também de uma grande exigência dos consumidores modernos e presentes no digital – mesmo daqueles que não fazem parte desses grupos. A ideia é ir além do discurso de diversidade e inclusão e colocar em prática essas ações, que podem melhorar bastante as relações na sua empresa.
- Atenção ao colaboradores
É preciso estar atento às necessidades dos seus colaboradores em diversos setores, como saúde (física e mental), reconhecimento e valorização, experiências positivas e relaxantes no ambiente do trabalho, com a principal finalidade de implementar melhorias ao oferecer suporte adequado para eles trabalharem com qualidade – levando a resultados mais gratificantes.
- Marketing Digital
O seu negócio deve estar no meio online e nas redes sociais. As ferramentas de Marketing Digital podem colocar sua marca no topo das pesquisas e das redes. Trazendo um acesso fácil e qualidade de publicações, que atingem mais e mais clientes, aumentando sua rentabilidade. É uma loja 24h online.
- Assinatura
A oferta de serviços no modelo de assinatura tem crescido bastante a cada ano, fazendo com que a ideia de compra seja algo passado, como se não estivesse mais atrelado à posse. Ou seja, o consumidor não paga mais para adquirir, mas sim para acessar e experienciar o plano, oportunidades e serviços ofertados.
- Delivery
O delivery de quase tudo cresceu bastante com a pandemia. O modelo de entrega instantânea é tão fundamental quanto os esforços no digital, por aproximar e facilitar o produto e serviço do cliente.
- Turismo
A procura por lugares afastados, com experiências rurais têm aumentado cada vez mais. Como se fosse um “retiro rural”, passar uma temporada em locais tranquilos, isolados e com lindas paisagens. É uma oportunidade para os pequenos negócios desta área.
- Sustentabilidade
A sustentabilidade é o futuro dos negócios. Essa questão tem se tornado fundamental, até mesmo para o crescimento de grandes empresas no mercado financeiro e indústria. Tem potencial para se tornar um grande setor econômico, além de ser muito importante para o futuro do planeta e humanidade como um todo.
- Bioenergia
Materiais que vão para descarte podem ser comercializados ou permutados entre empresas, doados pela ou para a população e podem ser reutilizados em novos processos de produção e transformados em bioenergia.
- Energia renovável
Outra tendência do mercado e de grandes empresas, muito falada em 2022, é o uso de energias renováveis e emergentes como: solar, eólica e bioenergia, começando a ganhar cada vez mais espaço e preferência. Podendo se tornar um setor ainda mais poderoso e lucrativo.
- Vida privada
Com o aumento de diversas doenças de saúde mental, como ansiedade e depressão, a procura para compensar os desgastes psicológicos, as pessoas estão procurando momentos de fuga e relaxamento de diversas maneiras. O público estará procurando serviços que contribuam para seu bem-estar.