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Créditos: Portal Caixa e Sebrae
Uma linha especial de R$ 7,5 bilhões foi concedida pelo banco Caixa, e garantida pelo Sebrae, através do Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), que tem como principal propósito potencializar o acesso dos pequenos negócios a uma linha de crédito assistido.
Essa parceria entre o banco Caixa e o Sebrae tem como principal objetivo conceder às micros e pequenas empresas suporte e atendimento para o gerenciamento financeiro das suas empresas.
Acompanhe os próximos tópicos para entender como funciona.
O QUE É FAMPE?
Trata-se de um fundo garantido pelo banco CAIXA de iniciativas implementadas em razão das políticas públicas e dirigido pelo SEBRAE para reduzir impactos sociais no Brasil, por conta dos efeitos causados pela crise dos últimos dois anos para os pequenos negócios.
A linha de crédito está disponível para:
- Microempreendedores individuais;
- Microempresas;
- Empresas de pequeno porte dos setores de indústria (inclusive agroindustriais), comércio e serviços.
O Fampe é uma maneira possível de conseguir aval financeiro aos pequenos negócios que sofrem com dificuldades em conseguir financiamento. A parceria utiliza-se de linhas de crédito disponibilizadas pela Caixa e as orientações concedidas pelo Sebrae.
Será através do portal da CAIXA que o empresário poderá se inscrever. Depois, será realizada uma pesquisa de aprovação da oferta de crédito, taxas de juros e prazos de carência para as micro e pequenas empresas.
COMO FUNCIONA A PARCERIA
Os empresários interessados na linha de crédito do FAMPE irão contar com um acompanhamento remoto do Sebrae e atendimento personalizado durante todas as fases da operação.
Conta com vídeos tutoriais, conteúdos de apoio, oficinas de microfinanças, diagnóstico para calcular a necessidade de capital de giro e avaliar a capacidade dos pagamentos das prestações antes de encaminhar o pedido para análise de crédito no banco.
O papel do Sebrae é preparar o empreendedor antes de fazer a solicitação ao banco e, posteriormente, passar pela avaliação do crédito do banco. Se a avaliação do Sebrae indicar que o cliente está em condições positivas, ele poderá continuar junto à Caixa.
As fases de solicitação são:
Apoio e Avaliação: o empresário interessado deve entrar na página do Sebrae, onde terá acesso aos conteúdos de apoio para avaliar algumas características como crédito da empresa, capacidade de pagamento e necessidade do pedido do crédito. Além disso, disponibilizam tutoriais de como solicitar, vídeos de gestão financeira, atendimento online, entre outros.
Empresas aprovadas para Fampe: Após a resposta positiva sobre o empréstimo, o empreendedor recebe um comunicado do Sebrae com informações e dicas importantes para manter a empresa. É possível aprender sobre as diversas maneiras de melhorar a gestão da empresa de acordo com o próprio diagnóstico.
Inadimplência: Em caso de inadimplência, o Sebrae oferece soluções para quem tiver dificuldades na hora de pagar as parcelas, utilizando de uma consultoria online para recuperação empresarial e renegociação da dívida.
Empréstimo CAIXA: Fique atento. Após o prazo de 5 dias do cadastro e finalizadas as capacitações do Sebrae, a empresa deve preencher o formulário no site da Caixa e solicitar o interesse pelo crédito do Fampe.
COMO SOLICITAR A LINHA DE CRÉDITO
Passo a passo de como solicitar o crédito na Caixa, após aprovação do SEBRAE:
- Acesse a página oficial da Caixa e clique em “Tenho interesse”;
- Faça login ou cadastro e informe os dados da empresa;
- Aguarde a pesquisa cadastral sobre o CNPJ e o CPF do sócio;
- Se não houver restrições, confirme os dados da sua conta PJ, acesse as operações disponíveis e selecione “Fampe”;
- A Caixa irá analisar o pedido, e os dados serão encaminhados para a agência responsável;
- Envie as documentações exigidas e aguarde o contato do banco;
- Com a aprovação do crédito pela CAIXA, o empreendedor irá receber orientações sobre a assinatura do contrato, com a participação do SEBRAE para auxiliar na gestão da empresa.
CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO
Atenção: Não pode haver restrição no CNPJ ou no CPF dos sócios envolvidos. O negócio deve ter pelo menos 12 meses ininterruptos de faturamento.
Lei Geral | Faturamento |
MEI – Microempreendedores individuais | até R$ 81 mil |
ME – Microempresas | até R$ 360 mil |
EPP – Empresas de Pequeno Porte | de R$ 360 mil a R$ 4,8 milhões |
Tabela 1
Porte | Valor Máximo por CNPJ | Carência | Amortização após carência | Taxas de Juros |
MEI | R$ 12.5 mil | 9 meses | 24 meses | 2,40% a.m |
ME | R$ 75 mil | 12 meses | 30 meses | 1,99% a.m |
EPP | R$ 125 mil | 12 meses | 36 meses | 1,89% a.m |
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
- CNPJ ativo e regular;
- CPFs ativos e regulares dos sócios e/ou representantes da empresa;
- Comprovantes de endereço dos sócios e representantes da empresa;
- MEI: enviar o CCMEI e o DASN-SIMEI com 12 meses de faturamento ininterruptos;
Demais empresas: enviar o Contrato Social e alterações, também o extrato do Simples Nacional com faturamentos ininterruptos dos últimos 12 meses
Este é um artigo informativo e não possui nenhum vínculo com as empresas mencionadas e citadas ao decorrer do artigo. Em caso de dúvidas ou problemas, busque informações no site oficial.