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Existem diversos motivos para procurar esse tipo de conteúdo focado em Plano de Marketing.
Pode ser para empreendedores que procuram maneiras de crescer e consolidar sua marca, para gestores que procuram melhorar seus planos ou para quem está em uma nova equipe e quer se inteirar sobre o assunto.
Como quase tudo na era do digital, o Plano de Marketing se baseia em dados e análises, documentando objetivos e metas a serem alcançadas pela equipe.
Isso é possível a partir de um estudo sobre a própria empresa, meios e atuações, para planejar uma estratégia de marketing eficiente para ultrapassar os obstáculos atuais.
O objetivo, em sua grande maioria, é organizar as ideias e colocá-las em prática para atrair novos clientes, gerar mais vendas e fazer a empresa crescer em mais de um aspecto.
Pensando nisso, construímos este artigo para guiar e mostrar como construir seu Plano de Marketing, desde a definição e técnica, até a prática.
Boa leitura!
O que é o Plano de Marketing?
Trata-se de um documento sobre o planejamento das estratégias de marketing de uma empresa, contendo informações sobre os objetivos, análises, metas e divisões de tarefas. Pode ser focado durante um certo período de tempo – longo ou curto – ou para a marca como um todo.
Além de possuir algumas das informações e ações mais importantes do plano de comunicação e marketing de uma empresa, ele pode ser elaborado para campanhas (datas festivas, Black Friday, etc.) e também para as redes sociais, produtos ou serviços que a marca oferece.
Antes de mais nada, o Plano de Marketing é uma ferramenta poderosa de gestão de marketing. Ela está diretamente vinculada à gestão de negócios, por trabalhar a imagem da marca e como a empresa se comunica com seu público.
Quando o plano cumpre com os objetivos de forma eficiente, contribui para o crescimento da empresa por fazer parte do planejamento tático dos negócios.
Entendido isso, não existem regras quanto ao prazo, conteúdo ou a profundidade do plano de marketing.
O importante é que esse documento se ajuste à realidade da empresa e esteja sempre em constante mudança e adaptação – com sua equipe, com suas metas e como se comunica com seu público-alvo.
Quais tipos de Planos de Marketing
Tenha em mente que o Plano de Marketing bem executado pode organizar suas estratégias e alinhar sua equipe, cumprindo funções importantes para além das campanhas, como:
- Unificar dados e pesquisas de análises para tomadas de decisão;
- Planejar formas de atrair clientes;
- Melhorar a comunicação interna e integração da equipe;
- Planejar a partir de pesquisas de mercado.
A questão acerca de uma estratégia de marketing é preparar e alinhar a equipe sobre o projeto, tornando todos envolvidos e cientes sobre as tarefas. Para isso, existem diferentes planos de marketing possíveis de aplicação.
Conheça alguns desses estilos de planejamento de marketing:
1 – Planejamento de Marketing por Níveis
Neste caso, o planejamento pode se dividir em diferentes níveis de gestão e tornando mais eficiente cada parte. Ele pode ser dividido em:
Esses tipos de planejamentos podem ser aplicados em diferentes casos, em períodos diferentes ou ao mesmo tempo. Podemos dividir por planejamento estratégico, tático e operacional.
Conheça exemplos de Plano de Marketing neste tipo:
- Plano de Marketing Estratégico
O Plano de Marketing Estratégico é o mais abrangente. É ele que cuida do planejamento da empresa como um todo. Ele traça os objetivos a longo prazo e traça as estratégias e metas da empresa, como comunicação interna e externa. Não há necessariamente protocolos de ação.
- Plano de Marketing Tático
Este planejamento detalha as estratégias que foram traçadas no planejamento estratégico. Ou seja, aquilo que foi determinado como pilares estratégicos no documento anterior, serão detalhados e estipulados prazos, canais, orçamentos, entre outras definições.
- Plano de Marketing Operacional
O Plano Operacional traz as definições do dia a dia de cada estratégia. Este planejamento detalha os objetivos a curto prazo, tarefas, responsáveis, cronogramas e instruções específicas para os planos de ação.
Deu para notar que cada um é responsável por uma parte da visão de uma campanha ou estratégia. Ou seja, todos estão interligados através dos objetivos do planejamento estratégico de marketing.
2 – Plano de Marketing por Estratégia
Os planos que detalham estratégias estão no nível tático e são mais objetivos, focados em uma estratégia específica para um objeto específico, sem se desvincular do plano como um todo.
Alguns exemplos de planos de marketing deste tipo de planejamento são:
- Plano de Marketing Digital
É o planejamento das ações de marketing no ambiente online e digital. É focada na campanha sobre a qual constrói-se a estratégia em busca de atingir novos clientes e aumentar a divulgação de uma marca. Pode ser através do uso de novas tecnologias e plataformas.
- Plano de Marketing de Conteúdo
Neste plano a estratégia é focada em produzir conteúdos para um público-alvo. A decisão dos meios e temas de campanhas que serão criadas são muito importantes. O plano auxilia o cliente a se interessar e realizar o processo de compra de forma natural, a partir de uma análise bem feita do mercado.
- Plano de Marketing de Endomarketing
Nome diferente, mas sempre bom lembrar dele. O plano de Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas da empresa – pode ser chamado de marketing ou comunicação interna.
Seu objetivo é melhorar a imagem da empresa entre seus colaboradores, levando a equipe a se tornar mais satisfeita, feliz e motivada, tornando os resultados mais eficientes.
Gostaram de conhecer alguns exemplos de Plano de Marketing para seu negócio?