Aprenda como ranquear sua empresa nas melhores posições do Google

Equipe Tório Group – Victor da Matta

Aparecer no topo do Google não é uma tarefa fácil. Isso, pois, muitos concorrentes também estão procurando maneiras de como subir nesse mecanismo de buscas. 

O que não falta são fórmulas prontas que prometem ranquear sua empresa nas melhores posições do Google. Não é o que viemos apresentar aqui. 

Iremos apresentar aqui o que esses outros conteúdos não apresentam: como colocar seu negócio no topo do Google a partir de ferramentas e estratégias reais! 

E é o que iremos apresentar para vocês. Fique ligado que cada um dos tópicos a seguir podem garantir conteúdos cada vez mais ranqueados no Google.  

Boa leitura! 

1 . Conheça o SEO On-Page

Mas o que é SEO On-Page? É melhor ir se acostumando com o termo SEO (Search Engine Optimization – do português, otimização para os mecanismos de busca). 

Trata-se do processo de otimização das páginas de um site através de palavras-chaves, para melhorar o ranqueamento e a experiência do usuário.

O Google atualiza regularmente o seu algoritmo, melhorando a capacidade de achar conteúdos que atendam a necessidade dos usuários interessados em tal assunto. 

Por isso o SEO é tão importante, por ser responsável de preencher os requisitos necessários que o algoritmo entende como um conteúdo completo. 

Alguns elementos do SEO On-page (na página do conteúdo) são:

  • Title tags;
  • Links internos;
  • Código HTML;
  • Otimização de URL;
  • Conteúdo;
  • Imagens;
  • Experiência do usuário (UX).

Existem algumas estratégias para tornar o conteúdo correspondente às exigências do algoritmo do Google, que podem levar um conteúdo orgânico (sem pagamento) ao topo da ferramenta de busca: 

  1. Front-loading: Certifique-se que sua palavra-chave esteja no ínicio da sua title tag (código HTML), no link da página; 
  2. Número de palavras: Construa conteúdos ricos em informação, sanando quase tudo acerca do tema. Textos com pelo menos 1800 palavras tendem a ser bem colocados na pesquisa;
  3. Fluxo da palavra-chave: Ela deve aparecer, pelo menos, mais de três vezes durante o texto. Deve estar no título, no primeiro parágrafo do texto, em um subtítulo, no meio e no final do conteúdo. Cuidado: Não use excesso da palavra-chave.

2 . Monitore o SEO técnico

Mas o que é um SEO técnico? Pode ser definida como qualquer ação técnica realizada com a intenção de melhorar os resultados da pesquisa. Pode ser dentro do conteúdo, como também fora dele.

Aqui mostraremos alguns passos de como garantir que um SEO técnico ideal: 

  1. Dispositivos móveis: verifique se seu site está bem otimizado para a versão mobile e se está funcionando bem em todas as páginas e nos aspectos visuais e de experiência;
  2. Verifique a velocidade de carregamento do seu site: utilize a ferramenta PageSpeed Insights do Google;
  3. SEO friendly: Confirme se seu site é executado no WordPress, usando o plugin Yoast SEO. Ele garante, através de uma lista de pontos de SEO, se seu site corresponde bem e o que falta.

3 . Alinhe seu conteúdo com a intenção de busca do usuário

A intenção de busca é uma tendência no meio do SEO. Isso, pois existem alguns tipos de intenção de busca que um usuário pode fazer, são elas: 

  • Navegacional: pesquisa e navegação;
  • Informacional: informação e dados oficiais;
  • Transacional: realizar uma compra.

O Google consegue determinar se o seu site é adequado para uma palavra-chave específica. Ou seja, o buscador se atenta em como as pessoas acessam e interagem com seu site e/ou conteúdo.

Se o usuários obtêm o que está procurando sanar na sua página, seu site ranqueia melhor. Caso isso não aconteça, você perde posições na página de pesquisa. Tudo isso pelo tempo e ações do usuário, que segundo o Google, podem corresponder ao que seria uma pesquisa bem sucedida.  

Se você quer melhorar sua classificação no Google, sua página precisa ter um conteúdo de alta qualidade, de informações, dados, hiperlinks e imagens. Assim, a plataforma de busca irá entender que seu conteúdo é o que melhor atende sobre aquele assunto. 

Conclusão

Essas foram algumas das principais dicas para aprender como colocar sua empresa nas melhores posições de pesquisa do Google.